terça-feira, 8 de março de 2011

VER O MUNDO, VER.


O que é uma imagem? O que é uma imagem de arte? Captar, guardar, reproduzir, mostrar e compartilhar. Ações que, desde os mais remotos tempos, acompanham a possibilidade (ou falta desta) de produzir imagens. Pintura, desenho, gravura e, principalmente, fotografia colocaram em xeque as verdades da imagens. Envolveram-na tríade verdade, magia, técnica.
O deslocamento da imagem, por meio da pintura de cavalete, trouxe a ruptura tempo-espaço e inseriu novos discursos para os contextos de deslocamentos.
A técnica de captura da imagem por meio de dispositivo óptico, químico e mecânico, potencializou o discurso da originalidade e reprodutibilidade. O século XIX experimentou o diálogo da ruptura que ameaçou a temporária verdade da pintura. O momento, até então, elevado pela secagem da tinta a óleo passou a ser definitivamente efêmero e o clique do disparador da câmera fotográfica, juntamente com o olho do fotógrafo, únicas testemunhas.

2 comentários:

  1. A imagem que considero como artística representa a intervenção urbana aplicada na escada da faculdade (FADM).
    Uma fotografia feita provavelmente através do celular, por conta da nitidez, deixa o olhar confuso devido a quantidade de linhas traçadas que se conectam à forma espiral rígida da escada.
    (Leonel Muniz)

    ResponderExcluir
  2. Maria Geoneide.
    A imagem mostrar uma ação ou intervenção em for-
    ma de aspiral em uma escada. Chamando atenção
    pincipalmente ao olhar do observador a luz in-
    tenda no final da escada.

    ResponderExcluir